Desde finais de junho de 2022 que o Vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, se encontra com índices de atividade sismovulcânica (sismicidade e deformação) acima dos níveis de referência, em resultado de um processo de intrusão magmática em profundidade.
Ao longo do mês de novembro, a atividade sísmica na ilha, embora de baixa magnitude, tem continuado francamente acima dos níveis de referência, mantendo uma tendência crescente, em particular, no perímetro do Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, mais concretamente no troço dos Mistérios Negros. Tal facto tem determinado a ocorrência de vários sismos sentidos pela população.
No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se deformação crustal na área onde se desenvolve a crise sismovulcânica.
Até ao momento não foram registados sinais sísmicos significativos de origem magmática ou hidrotermal, nem se verificaram quaisquer anomalias ao nível dos gases passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.
Tais constatações levaram o Gabinete de Crise a elevar o nível de alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira para V3, em novembro de 2025, devido ao facto de o troço dos Mistérios Negros corresponder a uma zona de fratura onde os dois sistemas vulcânicos se intersetam e comunicam.
A situação de instabilidade mantém-se, estando a atividade sismovulcânica francamente acima do normal, pelo que se recomenda que sejam seguidas as medidas preventivas indicadas pelas autoridades de proteção civil.
Histórico de Alertas
2025.11.24 - Subida para V3
2025.10.03 - Subida para V2
2024.06.26 - Subida para V1